Jornada do Nelson Dias

|O Nelson é um dos leitores mais antigos que conheço. E como já reparei que a audiência 
masculina tem aumentado, vou ver se passo a partilhar mais coisas para vocês.
Thanks Nelson !

A Jornada do Nelson

Entre os 18/21 anos frequentei o gym de forma pouco regular, sem cuidados na alimentação, e embora fizesse ‘bons treinos’ (acho eu) nunca obtive grandes resultados. Posso afirmar que nunca vi os meus abdominais, a não ser aos 32 anos! Yap, best shape of my life!!!

Setembro de 2011. Um ritmo de vida altamente sedentário, horas a conduzir, e depois horas de secretária, junto com imensa falta de cuidado na alimentação (vidinha de casado também ajudou claro!) levaram a que chegasse a pesar 93 kg (acho que não passou disso).

Não tinha problemas de saúde, mas não me sentia bem. Depois de um abre-olhos vindo de um amtransigo com as palavras : “que granda barriga sócio!” , caiu-me a moeda. Juntei-me a uma associação local e comecei a praticar BTT. Em contacto com uma amiga que vendia Herbalife, fiz o acompanhamento deles, algumas medições e pesagens e obtive uma noticia fantástica! 32% BF.

Utilizei Herbalife durante uns 3 meses, aquilo ‘funciona’, mas acho demasiado caro para o que faz!  Nesse período foram 7/8Kg á vida. Passei a adoptar uma alimentação muito mais cuidada, e sobretudo a ler sobre o assunto. A minha suplementação entre Setembro 2011 e Agosto 2012 consistiu em Whey, BCAA e termogénico. Em termos de treino, BTT, Corrida, HITT e por fim comecei a brincar nas barras com uns amigos. Erros ? Sim, cometi erros!

Perdi aproximadamente 30 kg num ano, não acho demasiado, felizmente consegui não ter nenhuma estria resultante da perca de peso. No entanto, uma boa parte desse peso que se foi, era também massa magra!! Resultado, fiquei tipo pau-de-virar-tripas lol. Os meus amigos até me gozavam hahahaha (sim os amigos gozam contigo porque são amigos). Atingi os 69 kg, e pensei que era melhor parar. Mas o meu corpo não estava com essa ideia!! Ele queria era perder/queimar gordura. Parei de treinar, comecei mesmo a comer mais e melhor, e nada, o peso sempre a descer até aos 64 kg. Deveria ter aplicado um tipo de treino diferente, conciliando treino com pesos e evitar a perca de tanta massa magra. Erro meu, lição aprendida. O ganho de massa revela-se difícil, estou a tentar subir desde aí, tentando evitar ganhar demasiada gordura.

No final de 2012 comecei a treinar em casa e acabei por adquirir uma máquina multifunções emprestada (thanks Vicente).

Passei 2013 praticamente sempre a treinar em casa, mas como é óbvio sempre algo limitado, até que no final de 2013 comecei no gym cá da terra. Desde aí tenho oscilado entre os 69/73 kg. Neste verão fiz um acompanhamento tendo como objectivo baixar ao máximo a BF, consegui atingir os 7%.

De momento estou novamente a ser acompanhado por um profissional, estou com 71 kg e cerca de 9/10% de BF. Estou a tentar ganhar peso novamente, o que tem sido complicado por vários factores, pequenas lesões sobretudo. Por agora… tenho como objectivo aumentar a massa muscular, 75/78 kg talvez por aí, não tenho prazos, tudo nas calmas o que importa é sentir-me bem.

Instagram – @dr3amwave