Duvidas : Higiene Intima Mulher | Part I

Blog da Dra.  aqui
Instagram  aqui
images
1-1 Quantas vezes por dia podemos fazer a higiene intima ? 
2x ao dia. Mais do que isso, pode causar irritações e levar a um desequilíbrio na flora vaginal e vulvar. Portanto, ter uma higiene íntima insuficiente como ter uma higiene íntima excessiva pode levar a infecções.
 
1.2 – Água quente ou fria? 
O ideal será com água morna, pois é a temperatura menos agressiva para uma zona tão sensível. 
 
1.3 – Internamente é aconselhável?
Não é aconselhável, visto que altera a camada protetora das paredes vaginais. Os duches vaginais só devem ser feitos em situações excepcionais, de infecção, com recomendação médica [apesar de estarem em desuso]. Fazer duches vaginais frequentes só leva a infeções.
 
images - Cópia (3)
2.1 Eu costumo usar sabonete Dove, faço mal? A lavagem é apenas externa.
A lavagem deve ser sempre apenas externa, Joana. Se te dás bem com o Dove em sabonete, não necessitas de mudar. Tem um pH adequado à higiene íntima. 
O que não é aconselhado, são esponjas pois são um reservatório de fungos e bactérias.
 
2.2 Sabonetes líquidos? 
Os sabonetes líquidos se tiverem um pH entre 4,5 e 8, podem ser usados. No entanto, há pessoas mais sensíveis, com mais tendência a infecções e essas devem usar um produto específico para higiene íntima diária, pois têm substâncias calmantes e por serem mais específicos, respeitam a camada protectora vaginal e a lubrificação natural desta zona tão sensível.
Os sabonetes líquidos com pH entre 7 e 9, por serem ligeiramente alcalinos, são aconselhados quando se está com uma infecção vaginal.
 
2.3 Quais os ingredientes que não podem conter no produto?
Não se deve usar produtos diariamente anti-sépticos ou desinfectantes, pois são muito agressivos e destroem os lactobacilos presentes a nível da vulva e que são fundamentais para o equilíbrio vaginal. Estes produtos contêm ingredientes como a clorohexidina, cetrimida. Sempre que um produto tiver a indicação anti-séptico, desinfectante, não deve ser usados na higiene íntima diária.
 
2.4 Ouvi histórias sobre lavar com iogurte natural da Danone, por conter bactérias essenciais.. é verdade ? Eu já experimentei até ihih 😛body
Usar iogurte na lavagem íntima é algo que era feito há bastantes anos atrás e tem uma razão válida para tal. Os iogurtes têm lactobacilos, e os lactobacilos fazem parte da flora vaginal. Por isso, usava-se iogurte para ajudar a repor a flora vaginal. Actualmente, com os suplementos de probióticos em comprimidos vaginais, com uma muito maior concentração de lactobacilos, já não faz muito sentido usar o iogurte!
 
2.5 Também já ouvi histórias que devemos higienizar com vinagre de sidra, diluído em agua, faz sentido ?
O vinagre tem propriedades anti-fúngicas e ajuda a eliminar odores. Antigamente, usava-se bastante. Nos dias de hoje, já não faz muito sentido, mas pode-se usar pontualmente para eliminar odores.
 
2.6 Toalhitas? Sao seguras ? Eu acho-as um pouco artificiais por conterem químicos  eu às vezes tenho a sensação que irritam a pele.
As toalhitas íntimas só devem ser usadas em situações muito pontuais, visto que são mais agressivas para a pele e uma boa higiene da zona vaginal deve-se fazer com água. Deve-se escolher as que não têm perfume, pois aumentam a probabilidade de irritações.
 
2.7 É verdade que se lavarmos com bicarbonato de sódio ajuda a regularizar o pH da vagina ? 
Muitas mulheres usam o bicarbonato, quando estão com uma infecção, pois por ser alcalino, diminui o desenvolvimento dos fungos e bactérias. No entanto, existem produtos de higiene íntima específicos para quem está com uma infecção, de pH alcalino e com acção calmante. Exemplo: Uriage Gyn 8.
 
2.8 Já agora, o que significa pH ? Muitas vezes falamos do pH mas não conhecemos o significado real.
O pH é uma unidade que mede a acidez ou a alcalinidade de um meio. O pH varia de 1 a 14, sendo 1, muito ácido e 14, muito alcalino. Um pH de 7 é um pH neutro.
 images - Cópia (4)
3.1 Podemos hidratar com cremes ou óleos externamente? Se sim, que tipos de cremes devemos utilizar?
Sim. Após secar cuidadosamente, pode-se usar um creme calmante. Exemplos de cremes que se podem usar: Bepanthene, Halibut, Saforelle creme [específico para a zona, e é bastante calmante]. Óleos e os desodorizantes não devem ser usados.
 
3.2 Com que frequência devemos trocar o pano para secar a vagina após a lavagem?
A toalha deve ser trocada regularmente, idealmente, não chegar a usar a mesma durante 1 semana e sempre que estiver húmida. Por exemplo, uma toalha usada após a natação, deve sempre ser lavada posteriormente, pois tem resíduos de cloro, que agridem a região vaginal.
 
3.3 É mesmo verdade que as toalhitas húmidas são melhores que o papel higiénico?
Sim, são melhores, pois o papel higiénico é mais agressivo e irrita mais a pele. 
 
3.4 Qual a forma correcta para utilizar o papel higiénico?
Sempre que nos limpamos com o papel higiénico, a forma correta é limpar da frente para trás, da vagina para o ânus. Isto também é válido para a lavagem. Assim, evita-se que a flora intestinal entre em contacto com a flora vaginal.
 
3.5 É mesmo verdade que a utilização diária de pensos higiénicos diários, não deixam o nosso órgão “respirar”?
Os pensos higiénicos evoluíram bastante nos últimos tempos e já deixam a transpiração sair. O único problema é que existe sempre uma acumulação de humidade, que pode favorecer as infecções e é por isso que se afirma que não devem ser usados todos os dias. Mas sempre que o corrimento vaginal é mais intenso ou nos últimos dias da menstruação são uma opção!
 
Segunda parte —– > terça feira ás 10h <—– 

|No meu caso : De manha , depois do treino e á noite. Portanto, três vezes ao dia. Quando estou menstruada faço c mais frequencia.
|Antes usava este sabonetes liquidos :  Dytol (ja nem me lembro do nome), Carefree e do Minipreço
AMEI
Obrigada Dra !