Vamos queimar gordura?

Então siga lá para fazer 2h seguidas de passadeira no gym!!!!

Errado… Errado.. tãooo errado!… 😦

O processo de queimar gorduras é um processo complexo é verdade, mas assim que as bases são percebidas começa a fazer sentido e torna-se bastante simples. Neste artigo quero que tenham em mente que vamos falar de queima de gordura, não a vulgar perda de peso, que todos se referem!

A queima de gordura é conseguida com base em alimentação e exercício, correctos e específicos para tal e que variam consoante o tipo de corpo de cada um.

Apesar de alimentação ser a chave principal neste processo, por agora vou falar no treino. A forma como comecei o artigo não foi à toa, grande parte da população acredita que é a passar horas e horas na passadeira que vai queimar gordura… Mais uma vez vou dar o meu exemplo para não parecer que estou a falar só porque sim, há 10 anos que não sabia o que eram os meus abs, na altura sabia porque era uma criança, era magro, logo era fácil vê-los xD Desde então comecei a ganhar peso, e puff, nunca mais os vi e além disso já nem os sentia!…

Voltei a vê-los! E quantas sessões de cardio fiz até ao primeiro dia em que me olhei ao espelho e os consegui contar? Hmmm… Não foram muitas, nem foram poucas, foram.. 0 (zero!) xD

Não faz sentido? Ora vamos lá então explicar, vamos ter como exemplo um cardiomaniaco que só faz cardio (acreditem que há muita gente por aí assim..), com Cardio queimamos muitas calorias isso não há duvidas, vamos simplificar, imaginemos que em 1h de cardio, queimamos 1000kcals é bom não é? então e depois? o que acontece quando acabamos o cardio? o que acontece quando no dia seguinte não nos apetece fazer cardio? nada… não queimamos calorias…

Agora olhemos para quem faz treino de peso e não faz cardio, digamos que em 1h de treino queima 700kcals, é menos do que se queima em cardio… mas! e aqui é que entra o ponto fundamental, no treino de pesos nós destruímos os músculos e a forma como o nosso organismo está preparado é para os reparar, para isso precisa de nutrientes/energia, o treino de pesos não queima apenas calorias na duração do mesmo, continua a queimar durante muito mais tempo, mesmo quando estamos a dormir!

E este processo aumenta quanto mais massa magra se tem, o nosso metabolismo também acelera, porque mais quantidade de músculos, mais quantidade de nutrientes/energia é necessário!

Para alem de se ficar com um corpo mais bonito/tonificado ainda se queima mais calorias, mesmo quando não se faz “nada”… 😛

Na minha opinião pessoal (e de muitas outras pessoas) cardio só mesmo HIIT, ou umas corridinhas no campo/praia só mesmo pelo prazer 😛

Podem-me chamar maluco, certamente muitos o irão fazer… Mas eu falo por experiência própria e por aquilo que mais gosto e resultou comigo, eu voltei a ver os abs sem cardio, depois disso comecei a fazer com intenção de acelerar o processo, não notei grandes diferenças, e estava a fazer algo que não gosto muito… deixei! 😛

Deixo aqui também um link para um artigo que explica muito muito bem como queimar gordura, tem os detalhes todos!

http://www.muscleandstrength.com/expert-guides/fat-loss

E vocês… fazem? gostam? Qual a vossa opinião?