Ginásio: Supérfluo ou Essencial? Saúde ou Vaidade?
“O ginásio é sem dúvida o melhor local para se procurar viver num corpo atlético que apresente força, agilidade e boa aparência. Mas será o ginásio algo demasiado importante para as nossas vidas, algo que seja indispensável ou apenas algo que pode ser acrescentado à nossa vida quando necessário e sacrificado quando se exige?
Na minha opinião o ginásio é supérfluo Não é necessário nas nossas vidas. Quando alguém decide ir para um ginásio, decidi-o por ter condições para o poder frequentar (e por questões de saúde/vaidade), nada mais. A perda de peso começa numa boa alimentação, acrescentado de aeróbica/cardio. Desde já é possível perder peso sem frequentar um ginásio, mas sim, este dispõe de vários equipamentos úteis que nos fazem perder peso e que trabalham muito bem os músculos fazendo-os desenvolver.
Agora entramos numa outra questão: o ginásio é sinónimo de saúde ou vaidade? Talvez ambos. A vaidade aqui, representa uma pessoa estar no ginásio para estar bem consigo própria e bem com sua aparência, cuidar essencialmente do seu corpo, no sentido de, por exemplo, de fazer desaparecer as gorduras localizadas, não digo que seja errado, longe disso, isso reflecte saúde.
A vaidade ligo ao culturismo, por exemplo, é o culto do corpo, o aspecto do corpo é essencialmente importante conjugando o com a força, neste desporto não vejo o factor saúde como prioridade mas sim a vaidade.Em suma, as pessoas quando procuram um ginásio é para procurar um corpo melhor na medida ideal que tal pessoa deseja, procuram saúde, mas muitas das vezes essa procura de um corpo ideal é também relacionado à vaidade, (braços, pernas, costas, musculados, um rabo sobressaído), tornando assim o ginásio dispensável a vida. O ginásio, para a maioria das pessoa não desportistas, é algo que pode ser sacrificado a qualquer altura, por não ser uma prioridade. “







Pingback: Gym | Saude ou Estetica ? | *Joana Banana*
Para mim, o ginásio não é nem só uma coisa nem só a outra nem tão pouco “só” as duas.
O ginásio é o meu tempo, o tempo em que me concentro só em mim, em que me esqueço do mundo, em que só conta a próxima repetição, o ardor no músculo, o som do batimento cardíaco “dentro” dos ouvidos, a contagem mental das repetições, o ponteiro dos segundos a definir o intervalo de descanso, a respiração, o movimento, a amplitude, a forma….
Se é pela saúde? Claro! Por outro lado, também podia deixar de fumar…
Se é pela vaidade? Claro! Por outro lado, ninguém me arranca de casa para comprar roupa nova.
Eu sou capaz de ser uma exagerada, eu reconheço, mas o ginásio para mim é uma necessidade, a vaidade recorrente de ter um corpo mais bonito e a saúde resultante da prática de desporto são apenas consequências de uma actividade cujo real objectivo é estar comigo, desafiar-me, testar-me, levar-me ao limite, quebrar-me, recompensar-me.
É isto 🙂 Beijinhos!
Love it Love it, senti a paixão pelos treinos 🙂
Concordo 100% com o que disseste.
As duas em alguns casos. Para muita gente é por uma questão de bem estar, porque está provado que o exercicio fisico só traz beneficios para a saúde e muita gente tem empregos onde passam todo o dia sentados portanto têm necessidade de fazer exercicio. Não acho que todas as pessoas pratiquem exercicio só para perder peso. Eu por exemplo depois do meu filho nascer, vou-me inscrever num ginásio, poderia fazer exercicio em casa mas não se tem o mesmo rendimento, ou porque toca o telefone, ou porque alguem bate á porta, o filho chama, portanto o ginasio será a melhor opção para eu estar mais focada nos exercicios, e a intenção é mesmo tonificar e sentir-me melhor, não só a nivel de aparência mas tambem a nivel psicologico, uma vez que está provado que o exercicio fisico nos ajuda a ser mais felizes.
Portanto não vale a pena generalizar pois existem diversos factores que levam alguém a procurar o ginásio.
Concordo concordo concordo!!
O ginásio permite melhorar tanta coisa na nossa vida, e não apenas o físico.
Mesmo, em casa tem essa desvantagem. E como disse da outra vez, apoio muito essa decisão de voltar ao Ginásio.
Beijossss
Se me perguntassem se trocava ginásio por exercício ao ar livre, eu trocaria. Mas, para o fazer gostaria de ter as mesmas condições que tenho no ginásio, o mesmo acompanhamento e a companhia que lá tenho também.
Actualmente faço do ginásio a minha 2ª casa ( 1ª é a empresa 😛 ) e é lá que tenho a minha 2ª família também.
Vou ao ginásio sim por vaidade, mas também por saúde, e tenho a sorte de ter um PT/Amigo/Nutricionista/Motivador/etc etc etc 😛 que me acompanha e me está a ajudar a tornar naquilo que sempre sonhei ser, com alimentação saudável, exercício e de forma 100% natural.
Actualmente para mim o ginásio é uma prioridade perante outras coisas. Gosto e adoro a sensação de ver o corpo a mudar de semana para semana como recompensa do enorme esforço e dedicação que aprendi a ter com esta actividade. Dedicação que se aprende a ter e que passa depois para os outros campos (pessoais, profissionais, etc).
Existe muita outra coisa que pode ser sacrificado, mas o ginásio lá está, quem diz que é vaidade é porque não tem a ambição que nós temos, logo é dispensável…
A mim ninguém me tira o meu rico ginásio!
Beijinhos e bons treinos!
🙂
Adorei o comentário, concordo contigo a 100 % também!!!
É que é mesmo a 2ª casa, sempre disse isso também.
Beijoss
Bons treinos
O ginásio, para mim, representa um estilo de vida saudável…é um vício bom, um local onde me sinto bem, onde sei que luto por mim, pelo meu corpo, por me manter saudável e que me ajuda, também, a manter bons hábitos alimentares…porque o desporto está sempre ligado a uma boa alimentação!
Não vejo nada de errado quando alguém, por vaidade ou não, pratica culto do corpo, estabelece objectivos e tenta concretizá-los…tudo sem ser extremista!
Não vejo como algo supérfluo…sem bem que existem formas de praticar desporto e ser saudável sem ginásio…mas se ajuda, acho muito bem! eu adoro o ambiente que se vive dentro de um ginásio e enquanto puder, vou frequentar!
beijinho =)
Concordo contigo a 100 %