Magda Jeronimo | Raio X | Atleta Portuguesa

Nome – Magda Jerónimomagda5

Idade – 24 anos

Altura – 1.61 cm

Peso 

  • peso on season :51kg
  • peso off season 55kg

Percentagem de BF 

  • on season (atual) entre 8 e 8,5%
  • off season 13%

Anos de musculação – 4 anos

Presença em competições – 2 presenças em competições

  • Bikini fitness até 1, 63 cm Campeonato Nacional –  Abril 2014,  8º lugar
  • Bikini fitness até 1, 61 cm taça Carlos Rebolo -Novembro 2014, 1º lugar na categoria e 2º lugar na overall

Categoria – Bikini Fitness

Preparador – Ricardo Correia (Rudeboy)

Quantas vezes por semana treinas ? Treino 6x semana,às vezes até mesmo 7x semana

  • Em off season treino 1x por dia
  • Em on seaon os treinos são bidiários

Onde treinas ? 

Treino no Gínásio Fitness Club Buganvília localizado em Alvor (perto de Portimão)

Treinos favoritos – Pernas e glúteos

Objectivo actual – Definir

Patrocinadores – Ginásio Fitness Club Buganvília, Rrestaurante Buganvília, Suplementix, Biotechusa, Oolk

Que tipo de alimentação fazes ? O meu ano é dividido em off e on season Faço dieta o ano inteiro, no entanto em off season tenho grande variedade de alimentos e mais quantidade e em on season não. Após as provas tiro alguns dias para relaxar e como o que me apetece e também na altura do Natal o faço. No entanto farto-me muito rápido porque já não estou habituada a levar uma alimentação desleixada.

Carnes vermelhas e salmão não fazem parte da minha alimentação porque não gosto, mas sem dúvida aconselho o seu consumo. Peito de peru, peito de frango, atum, pescada e claras de ovo são alimentos que estão sempre presentes na minha dieta o ano inteiro assim como os legumes,arroz, frutos secos ou manteiga de frutos secos. No entanto em off season também opto por ter mais variedade, acabando sempre por consumir batata doce, batata branca,massa integral, pão de 8 cereais ou integral e aveia.
Também uso queijo fresco liquido, iogurte grego natural,barras proteicas,barras de cereais, linhaça e outras sementes. A fruta também está sempre presente no meu off season principalmente a banana, uma ao dia normalmente após o treino ou ao pequeno almoço.
Na fase de preparação (on seaon) para as provas retiro tudo o que me possa causar desconforto intestinal, tudo aquilo que leva mais tempo a ser digerido e que pode causar dilatação na zona abdominal. Deixa de haver variedade nos alimentos,a quantidade dos hidratos passa a ser reduzida e há um corte nos açucares. É aqui que começa realmente a dura batalha, quando o corpo começa a ficar fraco, carente e a força de vontade passa a ser a única coisa que nos resta.

Quantas refeições por dia ? Faço 5 refeições completas e um snack por dia em pré competição, o resto do tempo faço 5 refeições completas e 3 snacks.

Fazes cheatmeal ? Faço uma cheat meal por semana. Fora da dieta acabo muito por comer gelados, pizzas ou bolos. Como qualquer pessoa gosto muito de comer, sobretudo o que faz mal, mas eu como não por gosto mas para atingir objetivos. Ainda assim tento ao máximo usar temperos agradáveis para tornar as minhas refeições mais saborosas.

Dicas para as iniciantes na musculação  

  • As pessoas nunca devem esquecer que tudo isto não é um sprint é uma maratona, tenham calma não desistam logo, os resultados não vão surgir do dia para a noite, é um processo que leva o seu tempo, dê tudo o que tem de si e se gostar realmente tudo será bem mais fácil. Procure estimular todos os músculos com a mesma intensidade, mesmo aqueles que parecem doer mais, de forma a que possa desenvolver o seu corpo com simetria. Procure usar pesos que o estimulem mas executar os exercícios com postura. Lembre-se ,você começa todo este processo para ganhar saúde (física e psicológica) e estética, não para se destruir.
  • Comece por adicionar alimentos mais saudáveis à sua alimentação e ir retirando aqueles que não são saudáveis, comece com calma, mas comece. É importante que queira fazer isso por si, pelo seu bem-estar e nunca por terceiros.
  • O açúcar é uma droga, nunca se esqueça disso, quanto mais consumir, mais dependente ficará, só depende de si saber controlar-se.
  • Dedique pelo menos 3x por semana do seu tempo ao ginásio e já fará uma boa diferença na sua vida. Cada corpo é um corpo e os treinos e dietas devem ser estruturados sem esquecer esse aspecto muito importante.
  • Se procurar perder gordura, faça treinos de alta intensidade com circuitos e muitas repetições com cargas leves e seguido de cardio 40 a 60min por treino, faça dieta, consuma hidratos de qualidade de forma controlada, aposte nas proteínas e gorduras saudáveis e reduza os açucares. A frutose é uma boa opção para saciar a vontade dos açucares mas também deve ser consumida de forma controlada.
  • Tenha sempre em consideração que só com cardio o seu músculo ficará vazio e voçê ficará flácido por isso nunca ponha de lado os treinos de musculação. O cardio em jejum também poderá ser uma boa opção pra si, fazendo 30 a 40 minutos um cardio leve pela manhã. Mas nunca abuse, nunca deixe de comer, não será solução. Coma de 3 em 3 horas, isso fará com que o seu metabolismo acelere.
  • Se quiser ganhar peso, opte por ter uma alimentação rica em proteína e gorduras saudáveis mas sobretudo rica em hidratos, descanse bem, não fume, não beba álcool, e treine, o seu tempo de treino de cardio deve ser mais reduzido.

Redes sociais :

  1. A minha página de atleta onde podem acompanhar o meu percurso é : clica aqui
  2. Também me podem seguir no instagram  – @magdajeronimo

O que falta em Portugal ? Na minha opinião o que falta em portugal é a falta de apoios na modalidade, praticamente todo o investimento sai do nosso bolso, ou seja, é muito difícil para nós chegarmos mais longe, quando somos praticamente só nós a investir. Temos bons atletas, que poderiam dar mais, fazer mais, mas ficamos sempre muito limitados, porque neste tipo de competição o investimento é grande.

Precisamos de mais apoios, mais pessoas que estejam dispostas a nos patrocinar, precisamos que acreditem no nosso valor e só assim poderemos chegar mais longe.
As pessoas que fazem parte do IFBB com certeza dão o seu melhor para que a modalidade possa desenvolver-se, fazem o seu melhor para que possamos ter algumas condições nas competições, no entanto não tem sido suficiente.
Obrigada Magda ! 😀